16/05/2016

Dilma é afastada por 180 dias

Por Samara Tenório
Dilma é afastada por 180 dias. Dilma é afastada por 180 dias.

 Após votação no plenário do senado federal por mais de 20 horas, foi aberto o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Com 55 votos a favor e 22 contra, a presidente ficará afastada do cargo por 180 dias. Nesse tempo quem assume como presidente em exercício é o vice Michel Temer.

 

De acordo com o presidente do senado, Renan Calheiros, no período em que Dilma estiver afastada terá direito a seu salário integral de R$27.841,2 residência oficial do Palácio da Alvorada, além de avião oficial, assistência médica, entre outros benefícios.

 

Apesar de seu afastamento, se a petista for julgada inocente, volta presidência antes dos seis meses, porém, se for considerada culpada, Dilma sai do cargo definitivamente e perde os direitos políticos por oito anos (não pode se candidatar a nenhum cargo).

 

Depois de 24 anos, essa é a segunda vez que um presidente da república é afastado do cargo temporariamente para julgamento. O primeiro a passar por um processo de impeachment foi o ex-presidente Fernando Collor de Mello, em outubro de 1992.

Galeria de fotos

Destaques Quadrangular